Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, SALVADOR, DOIS DE JULHO, Homem, de 36 a 45 anos, Arte e cultura, Música, Livros



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Arca da Arte
 Pinacoteca Básica
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
 
Observatório da Arte


 

BENÍCIO, O MESTRE DOS CARTAZES DE CINEMA

 

 

Ainda na minha infância, ficava impressionado com a beleza e o realismo dos cartazes dos filmes dos Trapalhões e ficava imaginando quem seria o autor daquelas verdadeiras obras de arte.

 

O tempo passou, e na minha caminhada no mundo das artes, seja como artista profissional ou simples espectador, descobri quem era o autor dos cartazes dos filmes dos Trapalhões. Trata-se de José Luiz Benício, artisticamente conhecido como Benício, gaúcho da cidade de Rio Pardo, nascido em 1936. Descobri também que o seu trabalho na criação cartazes para cinema, não se resumia aos filmes dos Trapalhões, como também, é numerosa a quantidade de filmes para os quais ilustrou cartazes.

 

 

 

Benício é um dos mais talentosos e criativos ilustradores do Brasil, com mais 4 décadas ilustrando cartazes de cinema, anúncios publicitários, capas de discos e de livros, utilizando a sua técnica refinada à base de pincel e guache. O artista ilustrou várias capas de livros de bolso do gênero policial e faroeste, que diga-se de passagem, muita gente coleciona só por causa da arte das capas feitas por Benício.

 

Contudo, Benício é mais lembrado pelos cartazes para o cinema, como os filmes dos Trapalhões e dos filmes de pornochanchadas da década de 1970.

 


 

Recentemente, o jornalista e crítico de histórias-em-quadrinhos, o baiano Gonçalo Júnior, escreveu o livro “Benício – Um Perfil do Mestre das Pin-ups e dos Cartazes de Cinema”, Editora Cluq, que permite ao leitor conhecer pouco mais da vida e do talento deste mestre do guache. Na internet, visite o site do artista que é http://www.benicioilustrador.com.br

 

 



Escrito por Sidney Falcao às 21h21
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]