Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, SALVADOR, DOIS DE JULHO, Homem, de 36 a 45 anos, Arte e cultura, Música, Livros



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Arca da Arte
 Pinacoteca Básica
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
 
Observatório da Arte


 

AS CASAS DO SERTÃO NORDESTINO

 


 


Capa do livro "Pinturas e Platibandas", de Anna Mariani.

 

         Há cerca  de 16 anos, quando eu ainda era estudante de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade  Federal da Bahia ( UFBA ), fui juntamente com os meus colegas de curso e mais a minha professora, a artista plástica baiana Maria Adair, à exposição “Pinturas e Platibandas”, da fotógrafa carioca, Anna Mariani. Tratava-se de uma exposição de fotografias de casas populares do interior do Nordeste, com suas fachadas coloridas e elementos decorativos bem variados, nos quais, a criatividade não tinha limites. Boa parte delas remetem ao estilo Art Decô, ainda que possivelmente, seus construtores se quer tenham ouvido falar desse estilo arquitetônico tão em voga na metade do século XX.

É bem verdade que para quem é nordestino como eu, essas fachadas coloridas e diversificadas não são novidades, pois estão presentes no imaginário de quem é do Nordeste, seja ele das grandes metrópoles da região ou das localidades mais isoladas. Há pelo menos 30 anos, era possível se ver em grandes centros como Salvador, essas casas tão comuns no sertão, mas que com as transformações e o crescimento urbano, tornaram-se raras.


 

Ingá, Paraíba, 1985. Foto Anna Mariani


 

Para quem é de fora do Nordeste, principalmente do Sul-Sudeste do Brasil, se encanta com essa arquitetura popular, ingênua, bela e criativa dos casarios nordestinos.   A exposição ajudou-me a ver essa arquitetura de uma outra maneira e despertou o meu interesse pelas coloridas fachadas desses casarios.

Depois que vi aquela exposição, fiquei encantado com as imagens registradas por Mariani,  registros estes que ela começou a fazer a partir dos anos 1970. A  fotógrafa  percorreu todo o Nordeste ao longo de mais de dez anos, registrando as fachadas dessas casas, rendendo milhares de fotos. O resultado desse precioso trabalho, foi o livro “Pinturas e Platibandas”,  da Mundo Cultural  Editora, lançado em 1987, e que hoje é uma raridade, mas uma obra bastante utilizada como referência bibliográfica, no que se refere a pesquisas acadêmicas no campo da Arquitetura, Urbanismo, Sociologia, Geografia ou Antropologia.


 

Duas Serras, Bahia,1985. Foto Anna Mariani


 

Depois daquela exposição, os casarios de platibandas jamais saíram da minha mente, enquanto que a minha busca a esse livro da Mariani, foi constante. Finalmente, na semana passada, eis que acabei encontrando essa preciosidade na Bienal do Livro aqui de Salvador, num stand de um sebo instalado lá no evento.

O livro é fantástico, se juntará ao folder da exposição da Anna Mariani lá de 1993 que conservo em minhas mãos até hoje, e me servirá de referência para as minhas pesquisas com desenhos e pinturas baseadas nos motivos decorativos desses casarios magníficos que só se vê no Nordeste.

 


Jequié, Bahia, 1982. Foto Anna Mariani



Escrito por Sidney Falcao às 21h02
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]