Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, SALVADOR, DOIS DE JULHO, Homem, de 36 a 45 anos, Arte e cultura, Música, Livros



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Arca da Arte
 Pinacoteca Básica
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
 
Observatório da Arte


MOSTRA "ELISEU VISCONTI - ARTE E DESIGN"

Auto-retrato (1902), òleo sobre tela, 64 X 68. Coleção particular

Depois de um longo período de "hibernação", cá estou eu novamente a "blogar" no universo da arte. Quis neste meu retorno, comentar um pouco sobre uma exposição que vi aqui em Salvador no Espaço Caixa Cultural, a mostra "Eliseu Visconti - Arte Design". Foi uma belíssima mostra dos trabalhos deste grande mestre das arte plásticas do nosso país, o italiano naturalizado brasileiro, Eliseu Visconti (1866-1844).

Visconti foi um artista que veio muito jovem para o Brasil, e aqui iniciou a sua carreira artística, frequentou o Liceu de Artes e Ofício do Rio de Janeiro, onde foi aluno do renomado mestre da pintura academicista brasileira, Victor Meirelles. Visconti ganhou medalhas e foi premiado com viagens para aprimorar a sua arte na Europa.

A mostra na Caixa Cultural, que terminou no último dia 8 deste mês, priorizou mais os seus trabalhos como designer, expondo projetos de cartazes, selos e cerâmicas, cujos desenhos foram de sua criação, provando o quanto Visconti era um artista talentoso e versátil.

Cartaz para a Antarctica

 

Cerâmicas

Pude perceber que esteticamente, Visconti "passeaou" por algumas tendências que estavam em voga, no início do século XX, como o Simbolismo e o Art Nouveau, não se predendo ao neoclassicismo conservador que marcou o início da sua carreira, muito influenciado pela Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde também estudou.   

O fato de de ter flertado com as tendências mais contemporâneas da sua época, o fez ser uma espécie de "elo" entre a Arte Acadêmica e o Modernismo brasileiros.

Estudos para selos comemorativos do Centenário da Independência do Brasil.

 

A mostra partiu da iniciativa da família do artista, na tentativa de tornar as obras de Eliseu Visconti mais conhecidas perante as novas gerações.

Valeu a pena.



Escrito por Sidney Falcao às 07h51
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]