Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, SALVADOR, DOIS DE JULHO, Homem, de 36 a 45 anos, Arte e cultura, Música, Livros



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Arca da Arte
 Pinacoteca Básica
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
 
Observatório da Arte


SUSPEITOS DE ROUBO DE OBRAS DE ARTE EM PINACOTECA PAULISTA SÃO PRESOS 

Mulheres na Janela (1926), Di Cavalcanti. Óleo sobre cartão

O Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (GARRA), prendeu hoje, em Guarulhos, um dos quatro suspeitos pelo roubo de quatro obras de arte da Estação Pinacotecado Estado, em São Paulo. O suspeito é Uéslei Teobaldo Barros, de30 anos, que juntamente a outro suspeito, o servente Marcelo Dias Souza, de 27 anos, tiveram a prisão preventiva decretada pela polícia. Os dois aparecem nas imagens gravadas pela scâmeras de segurança.

Minotauro, Bebedor e Mulheres (1933), Pablo Picasso. Gravura a água-forte sobre papel.

As obras roubadas foram Casal (1919), de Lasar Segal, O Pintor e Seu Modelo (1963) e Minotauro, Bebedor e Mulheres (1933) ambas de Pablo Picasso e Mulheres na Janela (1926),de Di Cavalcanti.

Vale destacar que a obra Mulheres na Janela, do Di Cavalcanti é um trabalho  ultíssimo importante devido ao seu valor histórico, por pertencer ao primeiro momento do modernismo brasileiro.

Seja na Suécia ou no Brasil, as obras de arte continuam na mira dos bandidos.

 



Escrito por Sidney Falcao às 19h33
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



OBRAS DE ÍCONES DA POP ARTE

SÃO ROUBADAS DE MUSEU SUECO

Mickey Mouse, de Andy Warhol

Na noite do dia 17 de julho, ladrões invadiram um museu próximo a Estocolmo, Suécia, e roubaram cinco obras de dois ícones da Arte Pop norte-americana, Andy Warhol( (1928-1987) e Roy Lichtesntein (1923-1997).

Segundo a administradora do museu, Carina Aberg, foram roubadas duas litogravuras de Andy Warhol e três de Roy Lichtenstein. Ela afirmou que os ladrões conheciam o museu e ao invadir o local, sabiam exatamente o que iriam levar.

Crak, de Roy Lichtenstein

As obras roubadas foram "Mickey Mouse" e "Superman", de Andy Warhol e "Sweet Dreams, Baby", "Crak" e "Dagwood" de Roy Lichtenstein.

Sweet Dreams, Baby, Roy Lichtenstein

Recentemente, aqui no Brasil, em São Paulo, no MASP, um dos mais importantes museus do país, ladrões conseguiram roubar um quadro de Picasso (1881-1973) e um de Portinari (1903-1962). Parece que o descuido com a segurança dos museus, não é só "privilégio" de países de terceiro mundo.



Escrito por Sidney Falcao às 16h01
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]